Business Model & 2 Ideias

Business Model Canvas

O Business Model Canvas provavelmente é a forma mais rápida e objetiva de pensar a sua empresa. Ele permite estruturar um plano de negócios ágil, com bastante foco e flexibilidade.

O Canvas possui nove elementos, que respondem as questões básicas de “Como?”, “O que?”, “Para quem?” e “Quanto?”. São eles:

1. Parceiros Chave - Quem são nossos principais parceiros e fornecedores?

2. Atividades Chave - Quais atividades precisamos realizar para entregar nossa proposta de valor?

3. Recursos Chave - Quais principais recursos para fazer o modelo de negócio funcionar?

4. Proposta de Valor - Quais nossos produtos e serviços, o valor e diferenciais para os nossos clientes?

5. Relacionamento com Clientes - Quais os tipos de relação que precisamos estabelecer com os Clientes para atraí-los e rete-los?

6. Canais - Como nos comunicamos e alcançamos os Clientes para entregar a nossa proposta de valor?

7. Segmento de Clientes - Quem é o nosso público-alvo? Qual seu perfil? Como estão? Como são agrupados?

8. Estrutura de Custos - Quais os custos envolvidos na operação do Modelo de Negócios?

9. Receitas - Quanto e como você vai receber dos clientes?

Você pode preencher seu Canvas em um Excel / Word, mas para esse tipo de atividade, eu prefiro usar “Post-Its” na parede, principalmente quando se está fazendo com uma ou mais pessoas. Além de melhorar o engajamento do time, permite que post-its sejam criados, excluídos ou modificados com maior velocidade.

A metodologia é muito simples, mas se você quiser se aprofundar no assunto, leia o bestseller "Business Model Generation", do criador do método, o Alexander Osterwalder.


Tenho 2 ideias, qual a melhor?

Uma boa idéia é um conjunto de (1) habilidades e talentos dos fundadores; (2) Desejos e propósito e (3) ter clientes que pagariam pela solução.

Existem diversas formas de tomar essa decisão, e nenhuma pode ser considerada ‘bala de prata’. Vou dar preferência as metodologias e processos que já usei nas minhas startups, ou empresas que ajudei ao longo desses anos.

Método 01:

Crie campanhas no Google Adwords, como se as duas idéias já fossem produtos existentes. Crie uma landing page (site) para cada idéia, com um formulário para capturar os leads (possíveis clientes). Veja qual idéia performou melhor. Se a diferença entre as duas for pequena, ligue para todos os leads gerados nas campanhas, e faça o método 02;

Método 02:

Entrevistas com hipóteses e validações. Já falei sobre isso antes, mas não custa repetir. Para mim, é a fase mais importante para a validação de uma idéia. Ir à rua, entrevistar o público-alvo de cada idéia, perguntar, perguntar e perguntar. Esteja aberto para escutar e aprender com o seu público, mesmo quando ele não tem certeza do que precisa - é, muitas vezes isso acontece.

Método 03:

Simples método SWOT, ou suas variações. Pegue um papel em branco e divida em quatro espaços iguais. Escreva em cada espaço: (1) Forças (2) Fraquezas; (3) Oportunidades e (4) Ameaças. Pesquise por SWOT no Google e entenderá melhor o que eu falo. A partir daí, basta preencher cada quadrante e analisar qual a melhor idéia.

Eu ainda gosto de pedir opiniões de especialistas na área, ou mesmo fazer um Business Plan no Excel, para entender qual negócio pode prosperar mais.